domingo, 24 de abril de 2011

Nova actualização sobre o Kikko

(English version above)

Há muito tempo que não passo por aqui, porque tenho andado super-ocupada nos meus empregos. Entretanto, já tive quem me perguntasse como andava o Kikko, pelo que achei que realmente já ia sendo tempo de fazer uma actualização…

Sabem aquele provérbio “só damos valor às coisas quando deixamos de as ter”? Neste caso é mais ao contrário, mas a ideia geral também se aplica.
Nos últimos 2 meses não tenho tido tempo para me dedicar a trabalhar com os meus cães como gostaria, acabando por nem fazer uma grande dessensibilização ao barulho do carro. No entanto, a pergunta sobre o ponto da situação pôs-me a pensar, sobretudo no que se tem passado nas últimas duas semanas… E apercebi-me que cada vez mais frequentemente, quando chego a casa, penso que o Kikko “morreu” ;), pois estaciono o carro e entro em casa sem ser presenteada com um coro de latidos desenfreados, ou com cada vez menos latidos e, sobretudo, mais controlados. Apercebi-me também que, neste mesmo espaço de tempo, ele anda muito mais controlado à trela, quando vai para o parque de recreio. Em vez de continuar a tentar “levantar voo”, quando a trela estica na coleira, anda a conseguir controlar-se e não ir a puxar – o que é bastante o meu braço agradece! E na hora de voltar para casa, já não se põe a comer erva como se fosse o digno representante de uma manada de vacas e não houvesse amanhã!
Ou seja, de uma forma geral, noto no Kikko um muito maior auto-controlo do que o que tinha antes!
(Pronto, ok, este fim-de-semana estão a haver alguns retrocessos, mas a minha mãe está a passar cá a Páscoa, pelo que tenho esperanças que sejam devidos ao entusiasmo do Kikko em a ter cá, e não uma situação de dois passos em frente, um atrás.)
Há pouco mais de uma semana, os latidos passaram por uma fase que parecia totalmente descontrolada, sendo mesmo difícil fazê-lo calar-se (normalmente basta-me simplesmente dar essa ordem). Porém, desde então tem havido dias em que nem sequer ladra! Ou seja, parece-me (ou seria melhor dizer espero?) que estamos a começar a caminhar para a extinção dos latidos associados à ansiedade…

Um macho Teckel grande à esquerda e uma fêmea Drever pequena à direita
Tendo criado uma ninhada de Teckels e uma de Drevers (cães com basicamente o mesmo tipo morfológico e funções similares) com 15 dias de diferença de idade, foi possível fazer algumas comparações interessantes. Eu sei que é uma amostra muito pequena, mas também não há mais Drevers nesta ponta da Europa para comparar… mas parece-me, essencialmente, que em cachorros os Drevers tendem a ser mais imaturos que os Teckels, demorando mais tempo a desenvolver certos hábitos. Têm maior dificuldade em exercer auto-controlo, demoram muito tempo a aprender a não sujar em casa… mas em contrapartida também são muito mais “macios” que os Teckels, com menos problemas de convivência entre eles e uns eternos doces! :)

Nas minhas fêmeas Drever tenho notado que, após o primeiro cio, o seu carácter muda significativamente, ficam bastante mais extrovertidas, menos tímidas, mais “senhorinhas”. A última das irmãs do Kikko está neste momento em cio, pelo que isto poderá ser uma indicação que ele está também a começar a alcançar a maturidade. Finalmente! ;) 

(Não faz ideia do que é que estou a falar? Isso resolve-se falcimente - veja a primeira parte da série, a segunda parte da série e  a terceira parte da série)

Sem comentários:

Enviar um comentário