quinta-feira, 1 de março de 2012

Quando começar a levar o cachorro à rua

(English version here)


Uma preocupação comum dos novos donos de cachorros é quando podem começar a levar os seus cachorros à rua. Normalmente recomento que os comecem a levar alguns dias após terem recebido as suas primeiras vacinas. Claro que, como nenhum cachorro sai de nossa casa sem que se tenham passado alguns dias da sua primeira (ou segunda, dependendo do tipo) dose de primo-vacinação, na prática isto significa que podem começar a sair a partir do momento que o cachorro esteja adaptado à sua nova família. Actualmente as vacinas são muito mais seguras que antigamente, podem ser administradas mais cedo e há mais cães vacinados, o que leva a que cães estranhos sejam menos propensos a transmitir doenças.
No entanto, ainda há muita informação desactualizada a circular, principalmente por parte de pessoas bem-intencionadas mas inexperientes ou veterinários da velha guarda

Para ajudar a refutar alguns desses mitos, reproduzo abaixo a minha tradução de uma carta aberta do Dr. R.K. Anderson, DVM, MPH, DACVB, DACVPM, uma referência no mundo da veterinária comportamentalista e fundador do Animal Behavior Resources Institute.


O ênfase em algumas das frases é meu.

A vacinação dos cachorros e a socialização atempada devem andar de mãos juntas

Diplomate ACVB and ACVPM
Professor and Director Emeritus, Animal Behavior Clinic and Center to Study Human/Animal Relationships and Environments
University of Minnesota
1666 Coffman Street, Suite 128,
Falcon Heights, MN 55108
Phone 612-644-7400 FAX 612-644-4262

Uma carta aberta aos meus colegas na Medicina Veterinária:

Os cachorros começam a aprender aquando do nascimento e o seu cérebro parece ser particularmente receptivo à aprendizagem e a reter experiências que são encontradas durante as primeiras 13 a 16 semanas após o nascimento. Isto significa que os criadores, os novos donos dos cachorros, os veterinários, os treinadores e os especialistas em comportamento têm a responsabilidade de ajudar a fornecer experiências atempadas de aprendizagem e de socialização com outros cachorros/cães, com crianças/adultos e com várias situações ambientais durante este período óptimo do nascimento às 16 semanas de idade.

Mutis veterinários tornam este programa de socialização e aprendizagem precoce parte de um plano total de bem-estar para criadores e novos donos de cachorros durante as primeiras 16 semanas da vida do cachorro – as primeiras 7-8 semanas com o criador e as 8 semanas seguintes com os novos donos. Estas aulas de socialização devem envolver cachorros das 8 às 12 semanas de idade como uma parte essencial de qualquer Programa de Bem-Estar para melhorar a relação entre os animais de companhia e as suas pessoas e aumentar a retenção dos cães na sua primeira casa de cachorro (ver JAVMA, Vol 223, No. 1, páginas 61-66, 2003)

Para beneficiar ao máximo deste período especial de aprendizagem, muitos veterinários recomendam que os novos donos levem os seus cachorros a aulas de socialização de cachorros, começando pelas 8 ou 9 semanas. Com esta idade terão recebido (e deve-lhes ser requerido) um mínimo da sua primeira série de vacinas de protecção contra doenças infecciosas. Isto fornece a base para uma imunidade cada vez maior através da exposição repetida a estes antigénios, quer através da exposição natural em pequenas doses quer pela exposição artificial com vacinas durante as 8 a 12 semanas seguintes. Adicionalmente, o dono e as pessoas oferecendo a socialização do cachorro devem tomar precauções para que o ambiente e os cachorros que participam estejam relativamente livres de exposição natural através de boa higiene e ambientes relativamente limpos.

A experiência e dados epidemiológicos apoiam a relativa segurança e ausência de transmissão de doenças nestas aulas de socialização de cachorros ao longo dos últimos 10 anos em muitas partes dos Estados Unidos. Efectivamente, o risco de um cão morrer com uma infecção por esgana ou parvovirose é muito menor que o risco muito mais elevado de o cão morrer (eutanasiado) devido a um problema de comportamento. Muitos veterinários oferecem agora, aos novos donos de cachorros, aulas de socialização nos seus hospitais ou em instalações de treino nas imediações, com a assistência de treinadores e especialistas em comportamento. Isto enfatiza a importância de socialização e treino atempados como partes importantes de um plano de bem-estar para todos os cachorros. Precisamos de reconhecer que este período especial sensível à aprendizagem é a melhor oportunidade que temos para influenciar o comportamento para os cães e a parte mais importante e duradoura de um plano de bem-estar total.

Há riscos? Sim. Mas 10 anos de boa experiência e dados, com raras excepções, fornecem aos veterinários a oportunidade para de uma forma geral recomendarem aulas de socialização e treino precoces, começando quando os cachorros têm 8 a 9 semanas de idade. No entanto, devemos respeitar a opinião profissional de cada veterinário, em casos ou situações individuais, em que circunstâncias especiais requeiram maior imunização de um dado cachorro antes de o inscrever em aulas de socialização e treino precoces entre as 8 e as 12 semanas de idade. Tenha em atenção que durante qualquer período de atraso na inscrição em aulas para cachorros, os donos devem começar um programa de bem-estar substituto com socialização precoce a crianças, adultos, outros animais e estímulos ambientais fora da sua família, para beneficiarem deste período especial da vida do cachorro, tendo em consideração o planeamento e quaisquer preocupações do veterinário do cachorro.

Lembre-se que o risco de um cão morrer (eutanasiado) devido a problemas comportamentais é mais de 1000 vezes o risco de morrer por esgana ou parvovirose. A aprendizagem precoce, a socialização dos cachorros e a vacinação adequadas devem andar juntas num programa de bem-estar desenhado para proteger as vidas dos cães e melhor a sua ligação às famílias.

Se houver mais questões, os veterinários/treinadores podem contactar-me para discussão e clarificação.

3 comentários:

  1. Excelente vou-me aproveitar e transmitir pode ser? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Desculpa a demora em responder, não fui notificada do comentário. Claro que podes aproveitar! :)

      Eliminar
  2. o meu cao tem cerca de 3 meses posso ir com ele para a rua?, e só tem uma vacina para já

    ResponderEliminar